sexta-feira, 11 de maio de 2007

Proatividade na procura de trabalho

Reconhecemos que procurar trabalho não é uma atividade fácil. Mas sabemos, pela experiência de vários anos, que as pessoas proativas conseguem trabalho com muito mais rapidez e facilidade do que as pessoas reativas. Isso vale tanto para o emprego formal quanto para outras formas de trabalho, negócio próprio, consultoria etc.
Podemos até mesmo fazer uma comparação entre os dois tipos de atitude em cada etapa do processo de conseguir um trabalho. Vejamos:
1. ESCOLHA DA METODOLOGIA
Atitude Reativa: ler jornais, aguardar um padrinho, esperar pelo reaquecimento da economia, por algum milagre global ou qualquer outra circunstância.
Atitude Proativa: concentrar maior esforço na exposição e apresentação pessoal, fazer contatos e pedir apresentações, garimpar possibilidades de trabalho (e não apenas vagas já informadas) e ampliar o potencial pessoal de trabalho. Fazer e executar um plano de procura de trabalho.
2. DEFINIÇÃO DO OBJETIVO PROFISSIONAL
Atitude Reativa: procurar trabalho naquilo que já tem experiência ou no ramo que estudou, mesmo que não goste muito.
Atitude Proativa: perseguir seu sonho, desenvolver novas habilidades relacionadas aos seus talentos e procurar entender como pode ser útil para a comunidade em que vive.
3. CURRÍCULO
Atitude Reativa: registrar empregos ocupados, cursos feitos e dados pessoais.
Atitude Proativa: fazer um currículo vibrante, como se fosse uma peça publicitária, com ênfase no seu talento, suas habilidades e experiências, mesmo que não tenham sido profissionais.
4. PROCURA
Atitude Reativa: fazer mala direta, responder a anúncios e visitar ou mandar emails para agências e consultorias. Fazer alguns contatos com as pessoas mais próximas. Esperar um chamado e ficar torcendo para que isso aconteça.
Atitude Proativa: provocar contatos, visitar lugares onde comparecem pessoas do seu interesse, encontrar intermediários para fazer contatos, usar carta, fax, telefone, email, internet, recados e qualquer outro meio que possa ser eficiente. Expor-se dando aulas, fazendo palestras e até trabalhando de graça.
5. SELEÇÃO
Atitude Reativa: reagir a perguntas e testes, esforçando-se para fazer o melhor possível.
Atitude Proativa: preparar-se para “vender o seu produto”, isto é, apresentar o melhor de si em todas as oportunidades. Dirigir a seleção para o seu potencial.
6. NEGOCIAÇÃO
Atitude Reativa: Tomar cuidado para não criar nenhum embaraço. Aceitar a primeira proposta
Atitude Proativa: Considerar as possibilidades concretas. Avaliar as ofertas com relação ao seu objetivo
7. CONTRATAÇÃO
Atitude Reativa: "Ufa!!! Que bom que já terminou. Espero não ter que passar nunca mais por isso!”
Atitude Proativa: "Ótimo. Vamos ver como as coisas irão acontecer. Mais uma etapa foi atingida; devo me preparar para a próxima".
E você: pensando muito honestamente com os seus botões, você tem sido mais proativo ou mais reativo? Mexa-se que coisas boas acontecerão!

Nenhum comentário: