terça-feira, 24 de abril de 2007

Roubo, Furto ou Perda de Documentos

Recomendações de advogados para evitar ou minimizar problemas decorrentes de furto, roubo ou perda de documentos

1. Assinatura em cartões de crédito
Não assine. Ao invés, escreva atrás: “solicitar RG”.
2. Dados pessoais em cheques
Use de preferência o telefone do trabalho ou, em último caso, o do celular. Evite divulgar o telefone de casa.
Use de preferência o endereço comercial ou, melhor, o número da caixa postal, se tiver.
3. Dados de documentos
Tire uma fotocópia de todos os documentos e cartões da sua carteira, frente e verso, e guarde em lugar seguro. Esses dados servirão para algumas providências no caso de furto ou roubo.
4. Telefones úteis
Mantenha à mão a lista de telefones dos cartões de banco e de crédito para informá-los e solicitar o cancelamento imediatamente após o furto ou roubo.
5. Boletim de ocorrência
Abra um Boletim Policial de Ocorrência imediatamente na jurisdição onde seus documentos e cartões de crédito foram roubados. Isto poderá ser uma prova junto aos credores e um passo importante para uma investigação, se houver.
O BO pode ser feito por email nos casos de furto ou perda de documentos, veículos, placas. Para roubo ou furto/perda de valores o procedimento é numa delegacia. Em S. Paulo os endereços da Delegacia Eletrônica são: webpol@policiacivil.sp.gov.br e eletronica@policiacivil.sp.gov.br.
6. SERASA, SPC e outros
Chame imediatamente o SERASA/SPC, SEPROC e outros órgãos de crédito para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF.
7. Passaporte
Também leve uma fotocópia de seu passaporte quando for viajar para o estrangeiro.

Segunda via de documentos
A Lei 3.051/98 garante o direito a gratuidade na obtenção de segunda via de documentos (RG, Habilitação, Licenciamento de Veículos etc.) no caso de furto ou roubo comprovado por Boletim de Ocorrência.

Nenhum comentário: