domingo, 20 de maio de 2007

Pérolas do Enem

Alguns exemplos de redação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos últimos anos. Consertamos o Português para ressaltar apenas a dificuldade de raciocínio. Parece que os estudantes agrupam palavras que ouvem ou lêem sem entender o significado.

“O que é de interesse de todos nem sempre interessa a ninguém.
“A natureza foi descoberta pelos homens 500 anos atrás.
“Precisamos de menos desmatamentos e mais florestas arborizadas.
“O maior problema da floresta Amazonas é o desmatamento dos peixes.
“A situação tende a piorar: os madeireiros da Amazônia destroem a Mata Atlântica da região.
“O ser humano ao mesmo tempo que constrói também destrói, pois nós temos que nos unir para realizar parcerias.
“Eu concordo em gênero e número igual.
“Vamos deixar de ser egoístas e pensar um pouco mais em nós.
“Por isso eu luto para atingir os meus obstáculos.
“A devassa da Inconfidência Mineira foi Marília de Dirceu, a amante de Tiradentes.

Segurança e Bom-humor

Todas as dicas sobre segurança pessoal que às vezes recebemos pela internet são válidas. No fundo da questão, porém, podemos encontrar três aspectos básicos: facilidade, exposição e estado de espírito.
Os primeiros dois aspectos são óbvios. O ladrão vai preferir roubar uma casa de porta aberta a outra com cadeado, muro alto e guarda na porta. E vai ser mais atraído por uma mulher exibindo jóias do que por outra carregando a sacola com as compras da feira.
O terceiro elemento é o estado de espírito de quem é roubado. Sabemos que a energia do pensamento atrai por sintonia. Além disso, uma pessoa com medo emite sinais de vários tipos que podem ser captados pelo ladrão, ainda que sejam sutis. Dizem que até os animais sentem o medo das pessoas e preferem atacar aquelas que estão mais atemorizadas. Então, pensando como o ladrão, não seria esse o tipo de pessoa mais fácil ou mais atraente para se roubar?
Uma pessoa bem-humorada não demonstra medo – porque no fundo não está com medo. Seu estado de espírito é positivo, vibrante e, muito provavelmente, está também carregado de empatia pela pessoa do ladrão, embora recriminando sua tendência criminosa.
Tudo são probabilidades. É claro que pode haver roubo e assalto fora desse trinômio, mas existe um risco muito maior quando os três aspectos estão presentes.

Esteja sempre de bom-humor!

Nenhum comentário: