terça-feira, 5 de junho de 2007

Para consolidar uma rede de relacionamento

Num artigo sobre mentoring, Adele Scheele dá algumas dicas interessantes para as pessoas que estão assumindo para cargos de liderança. Na verdade, essas dicas valem para todas as situações em que você precisa começar a desenvolver uma rede de relacionamento.


1. Inicie um arquivo das pessoas cujo trabalho você admira. Procure conhecer alguns deles.

2. Torne-se participante ativo em um ou dois grupos – profissionais, cívicos ou de voluntariado – que tratem de assuntos em que esteja interessado. Envolva-se. Assuma um papel de liderança num comitê ou grupo de trabalho.

3. Faça um esforço especial para construir relações com pessoas bem sucedidas no seu campo. Aprenda suas “histórias de guerra” e estratégias para superar obstáculos e seguir adiante.

4. Programe reuniões de café da manhã ou almoço com alguns colegas. Tente torná-los um evento mensal, onde você possa discutir assuntos pessoais e de carreira.

5. Solidifique seu relacionamento através de entretenimento regular. Celebre feriados, aniversários e promoções com os colegas, pares e superiores.

6. Demonstre sua admiração pelos talentos de seus amigos e conhecidos de trabalho. Felicite os que foram promovidos, começaram novos projetos ou negócios ou receberam algum reconhecimento.

7. Seja generoso com seu tempo e conhecimento. Compartilhe informações. Ajude os que estão atrás de você a avançar. Quem sabe, além de aquecer seu coração, eles possam retribuir o favor algum dia.

(Tradução de "Second-Stage Mentoring" by Adele Scheele)

Nenhum comentário: